A música é uma poderosa aliada na promoção da saúde mental. Estudos demonstram sua capacidade de influenciar nossas emoções, aliviar o estresse e melhorar o humor. Quando nos sentimos sobrecarregados, uma simples melodia pode nos acalmar, diminuindo a ansiedade e proporcionando um refúgio felicidade e tranquilidade para a mente.
Contudo, a música também tem um importante papel na expressão das emoções. Quando nos identificamos com uma letra ou uma melodia podemos encontrar conforto na sensação de que não estamos sozinhos em nossos sentimentos. Isso pode ser especialmente útil para aqueles que lidam com depressão, solidão ou outros desafios emocionais.
A prática de tocar um instrumento ou cantar pode ser uma forma eficaz de terapia. Sendo assim, a concentração necessária para dominar uma peça musical pode desviar a atenção de pensamentos negativos e a expressão musical proporciona uma saída para os sentimentos reprimidos.
No Instituto Mário Gazin oferecemos à população projetos que promovem o acesso à música e incentivamos práticas que promovam a saúde mental.
A Orquestra do Instituto Mário Gazin é um projeto que visa promover a inclusão social e cultural por meio da música.
A iniciativa oferece oportunidades educacionais e artísticas para crianças e adolescentes, utilizando a música como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Além disso, a Orquestra proporciona apresentações que valorizam a cultura local e regional, inspirando comunidades e demonstrando o potencial transformador da arte na sociedade.
Ouvir música é uma forma de autocuidado, portanto, não deixe de dedicar um tempo para si e permitir que a música seja uma aliada na sua saúde mental e emocional.
Leia mais!