Tempo de leitura: 2:04 minutos
ESG é um acrônimo que se refere a três fatores-chave para investidores e empresas: ambiental (Environmental), social (Social) e governança (Governance).
Esses três fatores ajudam a avaliar como as empresas gerenciam riscos e oportunidades relacionados a questões ambientais, sociais e de governança.
Portanto, esses critérios são importantes para determinar o desempenho de uma empresa a longo prazo.
Saiba mais!
O fator ambiental refere-se ao impacto das atividades de uma empresa no meio ambiente, abrangendo emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e água, gestão de resíduos, poluição do ar e da água, entre outros.
Desse modo, empresas que gerenciam esses fatores de maneira eficaz são geralmente vistas como menos arriscadas do que aquelas que não o fazem.
O fator social refere-se ao impacto das atividades de uma empresa na sociedade.
Isso pode incluir como a empresa trata seus funcionários, a diversidade em sua força de trabalho, a segurança e saúde no local de trabalho, bem como suas políticas de direitos humanos e relações comunitárias.
Por isso, empresas que gerenciam esses fatores de forma eficaz são vistas como empresas responsáveis e comprometidas com o bem-estar da sociedade em geral.
O fator de governança refere-se a como uma empresa gerencia e regula suas operações. Isso abrange sua estrutura de gestão, a transparência de suas operações, a independência de seu conselho de administração, sua política de remuneração e conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
As empresas que adotam uma boa governança têm maior potencial para criar valor a longo prazo para seus acionistas.
Além disso, a importância do ESG está crescendo rapidamente, tornando-se uma consideração significativa para os consumidores.
Como resultado, cada vez mais, as pessoas desejam fazer negócios com empresas que tenham um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, fazendo, desse modo, a diferença no planeta.
Leia mais: