A festa junina, ou Arraiá, é uma das celebrações mais queridas do Brasil, repleta de música, dança, comida deliciosa e muita diversão. Mas que tal aproveitar essa festa de um jeito que também ajude o meio ambiente?
As bandeirinhas coloridas são uma marca registrada da festa junina, mas em vez de usar plástico, opte por bandeirinhas feitas de papel reciclado ou tecido, você pode reutilizar lençóis velhos ou restos de papel colorido que tiver em casa. Portanto, use e abuse de materiais que você já tem em casa!
As delícias típicas, como bolo de milho, canjica e pamonha, utilizando ingredientes orgânicos e frescos. Quando compramos diretamente dos produtores locais, ajudamos a economia da região e reduzimos o impacto ambiental. Além disso, essa prática garante alimentos mais saudáveis.
Se a festa junina for à noite, opte por luzes de LED, que consomem menos energia ou também se optar por fazer a festa de dia, ao ar livre, pode aproveitar a luz natural. Após a festa, lembre-se de separar o lixo reciclável do orgânico, destinando cada um corretamente.
As brincadeiras podem ser feitas com materiais reciclados, utilize garrafas plásticas vazias e tampinhas para criar os brinquedos.
Aqui sugerimos algumas brincadeiras educativas, como, por exemplo, uma brincadeira de “Reciclagem” onde são utilizados materiais recicláveis para fazer recipientes e algumas prendas. Os participantes tentam pegar essas prendas e em seguida os colocam no recipiente de reciclagem correspondente, quem conseguir mais pontos é o ganhador. É uma maneira divertida, econômica e sustentável de manter a tradição das brincadeiras.
Seja criativo, com pequenas mudanças, podemos fazer uma festa junina incrível e sustentável!
Fique por dentro de nossas redes sociais e saiba mais sobre os projetos de preservação e como se tornar um parceiro.