Tempo de leitura: 2:06 minutos
Se você é daquelas pessoas que amam e sabem da importância de cuidar do meio ambiente, com certeza tem em sua lista de prioridades a prática da reciclagem.
Porém, se você está começando nessa área, calma que vamos te contar tudo sobre como colocar em prática esse novo hábito que é extremamente sustentável. Vem com a gente!
Antes de tudo, é muito importante que você trabalhe a sua consciência e a consciência de quem mora com você sobre o meio ambiente. Como você já está procurando sobre o assunto, então quer dizer que essa transformação já está acontecendo.
Porém, não deixe de conversar com os outros moradores da sua residência sobre isso. Explique a importância desse novo hábito, o que cada um precisará fazer e os impactos positivos no meio ambiente com essa atitude.
Procure saber se ocorre a coleta seletiva no seu bairro, que nada mais é que um carro de lixo que recolhe apenas o lixo que vai diretamente para a reciclagem. Por isso é importante fazer a separação dos resíduos, como iremos ver no tópico seguinte.
Caso não ocorra, você pode procurar pontos específicos na sua cidade e levar até eles os resíduos, como o lixo orgânico, papéis, plásticos e outros.
Para colocar em prática a reciclagem no dia a dia, você precisará, inicialmente, de pelo menos 5 latas de lixo.
Cada lata receberá um tipo de lixo: orgânico (resto de alimentos), plástico, papel, vidro e metal.
Entretanto, também há a opção de separar apenas em dois tipos: secos (plástico, papel, embalagens que não estejam sujas) e molhados (resto de alimentos, guardanapos usados, canudos e outros).
Para finalizar, não deixe de higienizar as embalagens antes de jogá-las no lixo. Lave o potinho de iogurte, a garrafa de refrigerante, os talheres e pratos de plástico, porque além de evitar o mau cheiro, você também irá ajudar os garis no processo de coleta.
Leia também:
3 vezes que o Instituto Mário Gazin ajudou a cuidar do meio ambiente