A música tem um papel muito importante no desenvolvimento do ser. Presente na vida humana, esse elemento não se resume apenas em entretenimento, é também um motor educacional que transforma hábitos e, principalmente, a vida de crianças.
Sendo uma forma de comunicação, através da música é possível expressar sentimentos e ideias, criando vínculos afetivos.
E quando se fala sobre o impacto nas crianças, a música ainda tem um papel primordial no seu desenvolvimento. Confira mais!
Para que o ser tenha um bom desenvolvimento, investir no mundo das artes é um dos melhores caminhos.
Assim como os campos de estudos mais tradicionais, como português e matemática, a arte no geral precisa estar presente na vida dos indivíduos desde a infância.
A música, em específico, tem um grande poder no crescimento cognitivo e motor, sendo responsável por uma série de benefícios, como coordenação, pois age sobre a percepção motora e reflexos do corpo.
Outro benefício pode ser encontrado na fala, afinal, as letras das músicas agregam maior valor ao vocabulário das crianças, ajudando no raciocínio e concentração.
Em aspectos psicológicos, as vantagens ocorrem na socialização dos pequenos, que se tornam mais abertos para fazer amigos e compartilhar momentos; na autoestima, pois a criança se sente mais independente e autoral; e na criatividade.
Para que as crianças possam ter maior contato com a música, não apenas como consumidores, mas também produtores, é importante investir em aulas de música.
Aulas de violão, guitarra, bateria, gaita, dança, balé, violino e até mesmo teatro musical são ótimas opções para quem deseja inserir a música no cotidiano das crianças.
Assim, elas poderão aprender novas habilidades, desenvolver a criatividade e laços sociais e também expressar os seus sentimentos.
Tempo de leitura: 2 minutos e 4 segundos
Leia também:
Como o acesso à cultura transforma as pessoas
Como a arte transforma a vida de uma criança