Tempo de leitura: 2 minutos e 3 segundos
O ser humano está sempre em busca de formas de expressão, de colocar para fora os seus sentimentos, suas ideias, sua visão de mundo, e a arte é um desses meios.
Presente em todas as esferas da vida humana, a arte é uma espécie de comunicação que faz o ser deixar fluir todas aquelas emoções que ele não consegue pôr em palavras.
Por isso, não há como deixá-la de fora da vida das crianças, afinal, ela exerce um papel importante para o desenvolvimento. Confira abaixo:
Quando uma criança tem contato com tintas, teatro, cinema, livros, esculturas e demais formas de arte, automaticamente o seu cérebro ativa uma região chamada córtex orbitofrontal, que também estimula a sensação de bem-estar.
Dessa forma, ela consegue vislumbrar um mundo que vai além da realidade, ou seja, ela consegue ter um maior poder de criatividade.
Como foi dito anteriormente, a arte está ligada intrinsecamente com as emoções humanas. Assim, quando uma criança pode desenvolver algum tipo de arte ou até mesmo consumir, ela consegue interpretar com mais assertividade o que sente, demonstrando com mais clareza.
Criar pessoas que tenham senso crítico sobre as questões sociais é de extrema importância para uma transformação universal. Por isso, a arte também tem o papel de fazer as crianças refletirem sobre situações que estão muitas vezes presentes no cotidiano.
Para finalizar, temos um tópico muito importante, que é saber respeitar a pluralidade, respeitar as pessoas que têm gostos e personalidades diferentes.
Nesse quesito, a arte consegue abrir a visão das crianças para o que é desconhecido, para o que foge do comum, sendo assim, estimulando a interação com outros tipos de coisas e pessoas.
É por isso que nós do Instituto Mário Gazin estamos sempre incentivando as crianças a terem contato com criações artísticas, como a Alfredo Gazin Orquestra Escola, um projeto que oferece aulas de instrumentos para crianças da comunidade de Douradina-PR.
Quer saber mais sobre ele? Clique aqui.
Leia também: